Os itens de design da sua casa – incluindo cortinas – devem ser funcionais e elegantes, mas fáceis de manter. Ninguém quer passar horas a fio limpando ou mantendo as coberturas das janelas. Especialmente quando você pode passar esse tempo curtindo sua família, perseguindo suas paixões e apreciando as coisas que realmente importam na vida. Felizmente, existem vários estilos diferentes de persianas que não são apenas lindas, mas também de baixa manutenção e simples de limpar.
Aqui, mostraremos quais persianas são mais fáceis de limpar. Nossa ordem de classificação ajudará você a encontrar tudo, desde as persianas de menor manutenção até algumas que requerem atenção adicional. Dessa forma, você pode encontrar o equilíbrio perfeito entre estilo e cuidado para atender às suas preferências pessoais e necessidades domésticas.
Quais persianas são mais fáceis de limpar?
A boa notícia é que as persianas geralmente não exigem muita manutenção. A maioria das persianas precisa de uma breve limpeza a cada poucas semanas e uma limpeza profunda ocasional se elas ficarem sujas ou encardidas. No entanto, alguns estilos podem exigir reflexão e atenção extra durante a limpeza para evitar danos aos materiais.
Aqui, classificamos as persianas em ordem, desde as mais fáceis de limpar até as que exigem um pouco mais de tempo e dedicação. Continue lendo para descobrir quais persianas são mais fáceis de limpar para que você possa encontrar as persianas perfeitas para sua casa.
1. Persianas Verticais
Indiscutivelmente as persianas mais fáceis de limpar, as persianas verticais apresentam ripas longas que correm para cima e para baixo, em vez de lado a lado. Isso significa que essas persianas versáteis coletam menos poeira e sujeira em comparação com as persianas horizontais, pois a poeira cai no chão em vez de nas ripas verticais.
Essas persianas vêm em estilos de tecido e PVC, sendo o PVC a manutenção mais baixa. Aqui está um rápido resumo sobre como limpar persianas verticais. Com persianas verticais de tecido, você precisa usar um aspirador de pó de vez em quando para mantê-las com a melhor aparência. As persianas verticais de PVC, por outro lado, podem ser simplesmente limpas a cada poucas semanas usando um espanador.
2. Persianas
Assim como as persianas verticais, as persianas de rolo são incrivelmente fáceis de manter. Essas persianas vêm em uma grande variedade de tecidos, desde estilos blackout e à prova d’água até designs resistentes ao fogo e térmicos. Você também encontrará delicados tecidos de seda e violes finos. As persianas resistentes à prova d’água são as mais fáceis de manter, enquanto as delicadas persianas de seda exigem um pouco mais de esforço.
Para limpar a maioria das persianas, basta aspirar usando uma escova de estofamento a cada poucas semanas. Alternativamente, você pode limpar o tecido usando um pano de microfibra levemente úmido. Para tons de rolo de seda delicados, pode ser necessário remover o tecido e lavá-los a seco. Preste muita atenção ao tecido da sua persiana e siga as instruções de cuidados para obter os melhores resultados.
3. Favo de mel e tons celulares
As persianas tipo favo de mel são uma escolha popular para pessoas que desejam persianas térmicas. Essas persianas apresentam uma construção celular que cria uma camada isolante. Eles podem ser usados para reter o calor em sua casa quando está frio ou para bloquear a luz solar quente quando as temperaturas estão subindo. Por sua vez, eles podem ajudá-lo a economizar dinheiro quando se trata de contas de aquecimento e ar condicionado.
Embora energeticamente eficientes, essas persianas também são incrivelmente fáceis de limpar. Eles são normalmente feitos de tecidos resistentes e anti-estáticos que repelem a poeira. Isso significa que você não terá que limpá-los com tanta frequência quanto outras persianas de tecido. Apenas aspire as persianas quando começar a ver a poeira se acumulando nas persianas.
4. Venezianas de alumínio e persianas de madeira falsa
As persianas venezianas são persianas horizontais feitas de vários materiais, incluindo madeira real e falsa, PVC e metais como alumínio. As persianas de alumínio, PVC e madeira sintética estão entre os estilos mais fáceis de limpar. Esses materiais são duráveis, portanto, não serão danificados se molharem. Embora fáceis de manter, essas persianas demoram mais para limpar, pois você terá que limpar ou aspirar cada lâmina individual.
Para limpar persianas, espane cada ripa usando um pano de microfibra ou espanador a cada poucas semanas. Se você mantiver as ripas ligeiramente inclinadas, precisará limpá-las com menos frequência, pois não acumularão tanto pó. Se você esqueceu de limpar suas venezianas resistentes, pode ser necessário começar aspirando as ripas e, em seguida, limpar com um pano úmido para remover o acúmulo de sujeira.
5. Persianas Romanas
Semelhante às persianas de rolo, as persianas romanas são feitas de uma grande variedade de tecidos. A principal diferença é que as persianas romanas apresentam dobras elegantes quando a persiana é levantada. Se você costuma ter suas persianas romanas na posição aberta, elas podem acumular poeira mais rapidamente em comparação com outros estilos de persianas. Além disso, as persianas romanas geralmente apresentam tecidos macios, portanto, você deve tomar cuidado extra para não rasgar ou danificar o tecido durante a limpeza.
Para facilitar a limpeza das persianas romanas, opere as persianas regularmente ou mantenha-as na posição fechada sempre que possível. Isso pode ajudar a limitar o acúmulo de poeira nas pregas. Para uma manutenção regular, aspire o tecido suavemente com uma escova para estofos. Se o tecido da persiana ficar manchado, pode ser necessário contratar uma lavanderia a seco profissional para deixá-los em bom estado sem danificar o tecido.
6. Persianas de madeira real
As persianas de madeira real oferecem uma estética natural, mas requerem mais atenção na hora de limpá-las. Isso ocorre principalmente porque a madeira empena quando molhada. A madeira tem pequenos poros que absorvem a umidade, fazendo com que a madeira se expanda. Quando a madeira seca, os poros se contraem, fazendo com que a persiana se deforme e dobre.
Isso significa que você não pode simplesmente usar uma toalha molhada para limpar essas persianas. Em vez disso, você terá que tomar algumas precauções ao limpar as persianas de madeira. Você precisará aspirar cada ripa com uma escova macia ou usar um pano levemente úmido. Limite a quantidade de água morna que você usa para limpar essas persianas e certifique-se de secar completamente as ripas o mais rápido possível.
A madeira também não interage bem com produtos químicos. Isso significa que você não pode usar nenhum produto de limpeza antigo para remover manchas difíceis ou sujeira. Limite o uso de produtos de limpeza em suas persianas de madeira. Quando for absolutamente necessário usar um produto, selecione um que seja seguro para uso no tipo de madeira de sua persiana e use com moderação.
7. Cortinas Claraboia
As claraboias são uma maneira incrível de deixar mais luz entrar em sua casa e iluminar uma sala. Embora sejam absolutamente lindos, eles também são incrivelmente difíceis de limpar. Isso não é resultado direto do material das persianas – a maioria é feita de alumínio e outros materiais resistentes – mas sim porque geralmente são difíceis de alcançar.
Por natureza, as persianas são montadas no teto. Isso significa que você provavelmente precisará de um banquinho ou até mesmo de uma escada para limpar essas persianas. Isso pode ser muito incômodo se você tiver que arrastar uma escada para fora da garagem a cada poucas semanas apenas para tirar um pouco do pó. Se você está morrendo de vontade de ter uma claraboia, invista em um longo espanador ou ferramenta semelhante para facilitar a limpeza.
Dicas para limpar suas persianas
Se você tem persianas de madeira real ou persianas resistentes, cuidar de suas fachadas significa tomar decisões conscientes sobre as ferramentas e técnicas que você usa. Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a manter suas persianas limpas sem danificar os materiais.
— Use um pano limpo ao limpar as persianas. Trapos sujos e toalhas velhas podem conter vestígios de produtos químicos ou sujeira que podem danificar suas persianas ou até mesmo torná-las mais sujas.
— Use um material macio ao escolher as ferramentas de limpeza. Panos de microfibra e 100% algodão são a melhor escolha, pois podem acumular sujeira e poeira sem riscar materiais delicados como a madeira.
— Limite o uso de produtos de limpeza e use água morna com uma pequena quantidade de detergente quando necessário. Produtos químicos como alvejantes e produtos de limpeza naturais como o vinagre de maçã podem danificar ou descolorir os tecidos. Os limpadores também podem danificar os mecanismos de controle, como correntes, portanto, limite seu uso sempre que possível.
— Limpe as persianas na direção da trama do tecido ou do veio da madeira. Isso ajuda a evitar arranhões e arranhões que danificam a aparência e a integridade de suas persianas.
— Procure persianas de tecido feitas com tecidos anti-estáticos, incluindo algodão e nylon. Esses tecidos atraem menos poeira, tornando-os de menor manutenção.
Precisa de mais ajuda quando se trata de limpar persianas? Oferecemos serviços de limpeza e higienização de cortinas e persianas com o menor custo do mercado. Contate-nos!